Vidal Ramos recebe ritmo do coco no 21º Sonora Brasil no Sesc Santa Catarina

Publicado em 04/11/2018 às 16:03 - Atualizado em 04/11/2018 às 16:03

Sonora Brasil no ritmo dos cocos
Créditos: Divulgação Baixar Imagem

O maior projeto de circulação musical no país desembarca em Santa Catarina, com quatro grupos do Nordeste que têm percorrido todo o país para apresentações gratuitas. Em sua 21ª edição, a iniciativa traz o tema “Na pisada dos cocos”, com os grupos Coco de Zambê (RN), Coco do Iguape (CE), Coco de Tebei (PE) e Samba de Pareia da Mussuca (SE).

O objetivo é trazer ao público expressões musicais pouco difundidas, mas muito relevantes no amplo cenário da cultura musical brasileira. Em formato de mostras musicais, o projeto circula por nove cidades catarinenses, de 31/10 a 14/11. A programação acontece em Florianópolis (31/10 a 03/11), Itajaí (01 a 04/11), Jaraguá do Sul (02 a 05/11), Joinville (03 a 06/11), Laguna (05 a 08/11), Rio do Sul (07 a 10/11), Vidal Ramos (08 a 11/11), Lages (09 a 12/11) e Chapecó (11 a 14/11). A agenda detalhada pode ser consultada em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/sonora-brasil

Vidal Ramos:

06/11, 19h, no Anfiteatro Tranquilo Dognini: Sessão do documentário "Caminhos do Coco"

08/11, 19h, no Anfiteatro Tranquilo Dognini: Sonora Brasil - Coco de Zambê (RN)

09/11, 19h, no Anfiteatro Tranquilo Dognini: Sonora Brasil - Coco de Iguape (CE)

10/11, 16h, no Pátio da Prefeitura Municipal de Vidal Ramos: Sonora Brasil - Coco de Tebei (PE)

11/11, 16h, no Pátio da Prefeitura Municipal de Vidal Ramos: Sonora Brasil - Samba de Pareira da Mussuca (SE)

Prefeitura Municipal de Vidal Ramos - Av. Jorge Lacerda, 1180 – Centro.

Anfiteatro Tranquilo Dognini - Rua João Uauberto Ribeiro – Centro.

SOBRE OS GRUPOS:

COCO DE ZAMBÊ

É encontrado principalmente no município de Tibau do Sul, litoral do Rio Grande do Norte. A música é acompanhada pelos tambores Zambê e o Chama, ambos construídos artesanalmente com troncos de árvores da região. O canto é responsorial, puxado pelo mestre e respondido pelo coro de vozes, e a dança acontece numa roda que mantém ao centro os tocadores.

COCO DO IGUAPE

Vindo do Ceará, o Coco do Iguape possui o andamento mais acelerado e uma dança mais "pulada”. A música mantém refrão fixo, apresentado pelo mestre e cantado pelos brincantes, e estrofes emboladas pelos mestres. A dança acontece em pares e os instrumentos utilizados pelo grupo são o caixão (espécie de Cajon) e o ganzá, espécie de chocalho.

SAMBA DE PAREIA DA MUSSUCA

O Povoado de Mussuca fica em Sergipe. O Samba de Pareia, na Mussuca, é dançado por mulheres, contando com a presença de homens apenas como tocadores que sustentam o ritmo com dois tambores médio-graves e uma porca (cuíca). Completa a instrumentação um ganzá, tocado por uma das mulheres, e, o principal elemento rítmico, a pisada dos tamancos das dançadeiras.

COCO DE TEBEI

Vindo de Pernambuco, o Coco de Tebei é cantado por mulheres e dançado por casais. Não utiliza instrumentos e a base rítmica é marcada pela pisada. A sonoridade que resulta do canto somado ao ritmo da pisada nos remete, de certa forma, a uma ritualística indígena, que se caracteriza pelo contraste de timbre entre o metal das vozes femininas e o som seco da pisada no chão.