Votorantim Cimentos lança pedra fundamental da Unidade Vidal Ramos

Publicado em 18/09/2008 às 00:00 - Atualizado em 05/02/2014 às 14:31

Descerramento_da_placa_de_lancamento_da_Pedra_Fundamental_da_Unidade_Vidal_Ramos___Foto_A.I._Votorantim_Cimentos Baixar Imagem

Votorantim Cimentos lança pedra fundamental da Unidade Vidal Ramos/SC

Com investimentos de R$ 360 milhões e conclusão prevista para 2010, a nova fábrica integrada terá capacidade de produzir 1,5 milhão de toneladas/ano e irá gerar 600 empregos diretos e indiretos, além de 1,2 mil postos de trabalho na fase de obras.

A Votorantim Cimentos, líder nacional do setor com 40% de participação de mercado, lançou na quinta feira, 18 de setembro de 2008, a pedra fundamental da unidade Vidal Ramos. O evento contou com a presença do governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, da prefeita em exercício do município, Zenir Schmitz Boing, do acionista do Grupo Votorantim Fabio Ermínio de Moraes, do Presidente da Votorantim Cimentos, Walter Schalka, presidente da Fatma, Carlos Leomar Kreuz e demais autoridades da região.

A fábrica, que começa a ser construída de imediato, entrará em operação em 2010, com capacidade de produção anual de 1,5 milhão de toneladas de cimento. A estimativa é de que a nova unidade vai gerar 1.200 postos de trabalho durante as obras e 600 empregos diretos e indiretos quando estiver em operação plena. Além da fábrica, o estado de Santa Catarina ainda contará com uma moagem a ser construída em Imbituba, no litoral, com capacidade para produzir 300 mil toneladas de cimento por ano e adicionar outros 180 novos empregos diretos e indiretos. As duas operações exigirão investimentos superiores a R$ 360 milhões.

O novo empreendimento faz parte do ousado plano de investimentos da empresa no Brasil que soma R$ 3,2 bilhões para a construção, até 2011, de quatro novas fábricas integradas, quatro novas linhas de produção em unidades já existentes, cinco novas moagens, além de modernizações, ampliações e reativações de diversas unidades. Este plano de expansão prevê o aumento de capacidade de produção no país em mais de 60%, saltando dos atuais 25 para 39 milhões de toneladas por ano.

Inaugurado o Centro Educacional Antônio Goedert

"O dia 18 de setembro entrou para a história do município de Vidal Ramos", afirmou a prefeita em exercício Zenir Schmitz Boing, em seu discurso de inauguração do novo e atualizado Centro Educacional Antonio Goedert.

A construção deste Centro Educacional na região do Alto Vale do Itajaí foi a principal medida compensatória da Votorantim Cimentos pela instalação da fábrica no município. Sendo que, o mesmo é composto por Creche, Escola Básica Germano Schaffer, Escola da APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais), "Escola Especial Doce Vida", Refeitório e Quadra de Esportes coberta.

Projetado, construído e equipado dentro das normas de edificações e instalações do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o novo Centro Educacional Antônio Goedert, como passa a ser chamado em referência a um ex-prefeito da cidade, possui 15 mil metros quadrados entre áreas construídas, jardins e parques infantis. O novo espaço tem capacidade para abrigar mais de 300 crianças somando-se todas as edificações: 185 alunos na escola, 60 na creche e 40 na APAE.

Todas as unidades foram equipadas com o que existe de mais moderno e eficiente entre as instituições de ensino no Brasil. Salas de aula multimídia com home theater e micro-computadores, sala de música, biblioteca e área de convivência, entre outros recursos. No caso a escola da APAE, são seis salas temáticas - ar, fogo, terra e água - com espaço de hidroterapia, oficina de artes, sala completa para terapia ocupacional, sala de música e informática, além de refeitório conjugado. Todo o mobiliário também foi desenvolvido de acordo com as normas de acessibilidade. Por exemplo, todas as mesas têm medidas especiais, com cantos arredondados, pés fixos e apoio para os braços, para facilitar o acesso dos cadeirantes.

Sobre a Votorantim Cimentos

Com mais de 70 anos (foi fundada em 1936), a Votorantim Cimentos possui atualmente operações no Brasil, Estados Unidos, Canadá e Bolívia. Uma das dez maiores empresas globais do setor de materiais básicos de construção, é líder no mercado brasileiro com mais de 40% de participação. Possuindo uma linha completa de produtos com mais de 40 itens nos segmentos de cimento, concreto, agregados, argamassa, rejuntamento, cal hidratada, gesso e calcário agrícola. Entre suas diversas marcas, destacam-se Itaú, Votoran, Poty, Tocantins, Aratu, Votomassa e Engemix. Possui trinta e quatro unidades de produção no Brasil, sete nos Estados Unidos e uma na Bolívia. Mais de 100 centrais de concreto no Brasil e 150 na América do Norte. Tem cerca de 12 mil funcionários no Brasil e no Exterior. Em 2007, obteve receita líquida de R$ 5,6 bilhões e geração líquida de caixa (EBITDA) de R$ 1,6 bilhão.

• {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}